domingo, 29 de abril de 2012

Pedra do Sino


Essa trilha foi muito aguardada e planejada com muita antecedência, pois iríamos realiza-la justamente no mês que abre a temporada de montanhismo, então a concorrência para vaga no Abrigo 4 foi grande.  Foram dois dias com pessoas incríveis, lugar maravilhoso e oportunidades de fazer novas amizades.

O sábado, para mim, se inicia cedo. Acordo as 3hs30min depois de apenas três horas de sono, porém o medo de pegar engarrafamento (pois estávamos em um feriado prolongado no Rio de Janeiro) e perder o ônibus me anima e parto junto com a minha cargueira rumo a Rodoviária. Não pego engarrafamento e chego muito cedo, onde tomo um café reforçado e aos poucos começa a chegar a galera.

No ônibus tento dormir mais um pouco, e recarregar as energias para aguentar a caminhada pesada que nos aguardava pela frente.

Chegando na entrada do parque fazemos toda as questões burocráticas e pegamos um táxi para vencermos mais três quilômetros até o local de inicio da trilha. Neste ponto todos se preparam pegam suas cargueiras e após o grupo estar todo reunido iniciamos a caminhada exatamente as 8hs47min.






Já no inicio podemos perceber a beleza encantadora do lugar. Neste trecho a trilha é bem marcada e em mata fechada, o dia estava nublado então não sofremos com o calor. O grupo logo se divide, de acordo com o ritmo de cada um, sigo no grupo com mais três (Denise, Nil e Ana), que a pesar de estarmos na frente fizemos em um ritmo bem moderado.


Após cerca de 40min de caminhada chegamos a primeira cachoeira, uma queda d'água maravilhosa, onde paramos para descansar e bater fotos. Seguimos nossa caminhada, agora rumo ao Clarão, onde seria nossa próxima parada, andamos bastante até que ele chegasse, e nesse ponto paramos um bom tempo, comemos, ligamos (tinha sinal, rs) e depois tomamos coragem para por as cargueiras nas costas e prosseguirmos andando. Nessa outra parte da trilha o visual muda completamente, a trilha deixa de ser tão fechada, o terreno deixa de ter tanta pedra e a caminhada fica ainda mais agradável. 



















Como o nosso grupo havia pegado uma grande distancia a frente dos demais, resolvemos aproveitar ainda mais e pegar uma bifurcação e seguir para a Pedra da Cruz. E foi muito válido essa "fugidinha", do cume da Pedra da Cruz conseguimos avistar outros cumes da Serra dos Órgão como por exemplo: Dedo de Deus, Escalavrados e Agulha do Diabo. Cume conquistado voltamos para a trilha do Sino, agora sem parar até chegar ao abrigo.

























Aproximadamente uma hora depois avistamos o telhado do abrigo, agora estamos perto e doidos para chegar. Chegando ao abrigo alguns componentes do grupo já haviam chegado e o cheirinho de comida ativa mais ainda a minha fome, e ai começa a jornada que me rendeu o apelido de "Taz", somente porque compartilhei da comida dos meus amigos, rs.




A noite cai e a chuva junto com ela, e os planos de fazer Pedra da Baleia vão por água a baixo, literalmente. Nos resta apenas ficarmos na varanda do alojamento jogando conversa fora, que por sinal foi muito legal, muitas risadas, muita comida pra mim e muita descontração.







O domingo começa cedo, com os preparativos para subirmos para o cume da Pedra do Sino, a intenção era ver o nascer do Sol, porém a mãe natureza não nos deu esse privilégio mas nos presenteou com um lindíssimo mar de nuvens que formavam um contraste inimaginável com as montanhas em volta. No cume o vento castigava, o frio também, mas a maravilha do visual era recompensador e dava vontade de ficar ali por muito e muito tempo, pena que temos que descer.






De volta ao alojamento tomamos café, preparamos a cargueira e iniciamos a descida. O tempo ameaçava chuva, e em alguns momentos pegamos uma chuva fininha, mas nada que atrapalhasse o nosso andamento. A descida foi em um ritmo bom e sem muitas paradas.

Terminando toda descida começa o dilema do táxi, porém ele é resolvido com uma carona na caminhonete do parque, que nos deixa na entrada do PARNASO, onde teríamos que pegar o busão para o centro de Teresópolis, porém um barzinho chama nossa atenção e vamos comemorar lá bebendo e comendo aipim com carne seca. E após isso descobrimos que podemos ir a pé mesmo para Teresópolis, onde compramos nossas passagens de volta e para aguardar o horário do ônibus uma parada estratégica na feirinha para comermos uma canjica deliciosa e nos abrigar da chuva, porque no final de tudo ela resolveu cair com vontade.





2 comentários:

  1. 1a cachu = Véu da Noiva , 2a cachu = Cachoeira do Papel

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom e indescritível o lugar e um Santuario de Deus!!!1 e a galera e muito Show!!

    ResponderExcluir