sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A volta para casa

É, eu sei, estava meio parado por aqui, mas infelizmente é que eu estava parado também. Fui obrigado a me afastar das montanhas devido a um deslocamento da patela e desgastes das cartilagens do joelho que me renderam quatro meses totalmente de repouso, a base de fisioterapia e tratamento a laser, para me recuperar e poder estar a ativa novamente.
Esse período de "férias" das montanhas foi difícil, pois olhar para elas e saber que não poderei ir é igual a dar um brinquedo a uma criança e toma-lo. Confesso que muitas vezes a vontade de largar tudo, por minha mochila nas costas e partir para um cume passou por minha cabeça, mas nestes momentos lembrava do Dr João Marcelo (que carinhosamente eu o chamo de Dr Carrasco, rs) que sempre me dizia: "Por favor Felipe, não faça essa loucura, logo logo você estará de volta".
Esse  "logo logo" na minha concepção foi "longo longo", mas eis que ele passou e em setembro uma notícia boa finalmente veio, as trilhas estão liberadas, porém com o auxilio do bastão de caminhada. No mesmo dia passei em uma loja de montanhismo e comprei meu bastão, e já marquei a trilha para o fim de semana seguinte.






Esse retorno, não poderia escolher lugar melhor, uma das trilhas mais bonitas e completas da cidade: Pedra da Gávea. As nove horas estavam enfrente ao famoso Bar do Osvaldo, e logo iniciamos a caminhada e decidimos fazer via Pico dos Quatro. Após darmos os nomes na guarita, iniciamos oficialmente a trilha, com atenção para não deixarmos passar a entrada do Pico dos Quatro.







Até que conseguimos identificar a entrada com facilidade e seguimos por uma trilha bem fechada, pois não é feita por muitas pessoas esse caminho, porém de fácil localização. Após cerca de uma hora de trilha nos deparamos com um paredão no meio da trilha e não conseguimos achar o caminho para nenhum dos lados, encontramos um outro grupo que também não conseguiu se localizar. Pensamos em desistir e retornar para fazermos a trilha original, porém quando estamos voltando encontramos um senhor (senão me engano o nome dele é Tom) que nos passa a correta orientação da trilha e assim conseguimos nos localizar e seguir adiante.

Após mais alguns minutos de caminhada, chegamos a Garganta do Céu, de onde temos uma visão privilegiada de São Conrado, aqui ficamos algum tempo descansando e tirando fotos,e partimos pois afinal só o cume interessa.

Vista da Garganta do Céu. Ao fundo Morro Dois Irmãos


Seguindo a trilha chega o momento de enfrentarmos os cabos de aço, que por sinal estão sofrendo bastante com o efeito do tempo sobre eles, são três etapas de cabo, que apesar de tudo vencemos facilmente.

Cabo de aço


Terminado os cabos seguimos mais um trecho de trilha até chegarmos a Pedra de São Conrado, onde ocorre mais um momento de descanso, lanche e fotos.




Partimos então para o cume da Pedra da Gávea, que possui um visual incrível, aqui descansamos bastante e recuperamos a energia, pois precisaríamos ainda retornar e enfrentar a temida carrasqueira, rs.
O retorno foi tranquilo, a pesar da carrasqueira estar fervendo e nós não conseguirmos apoiar as mãos na pedra direito, com a famosa parada na Praça da Bandeira, na fonte de água e já no finalzinho na cachoeira.
Esse dia com pessoas muito legais foi incrível!!! E o melhor sem o joelho doendo, rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário