terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Circuito das Grutas, Morro Archer, Bico do Papagaio e Cocanha

Como não havia programado nada, neste último domingo (22/01) resolvi passar o dia na Floresta da Tijuca em busca de alguns cliques interessantes e de conhecer algumas trilhas que ainda não tinha feito. Cheguei na Floresta as 10hs45min e sai aproximadamente as 16hs, pois como estava sozinho e com intuito de fotografar não corri, fiz tudo na maior calma e analisando cada detalhe para poder registrar.

Já no início na trilha do Estudante e no caminho até o restaurante A Floresta consigo belos cliques. Várias flores e árvores são fotografadas, afirmando assim que por mais que façamos a trilha várias vezes ela ainda pode nos surpreender.

Inicio pelo Circuito das Grutas, nunca tinha feito essa trilha, estou com um mapa com as indicações, mas infelizmente o mapa não é muito fiel e em alguns momentos tenho que seguir os instintos, com isso até que consigo completar toda a trilha, porém não consigo localizar todas as grutas

Interior da Gruta Belmiro

Após encarar as grutas, parto rumo ao Bom Retiro onde paro para descansar um pouco, bebo uma água, faço um lanche e decido ir ao Bico do Papagaio, nunca havia feito esse trajeto também. Essa trilha é bem constante e não muito puxada e nela conseguimos acesso a outros cumes, e lógico não resisto e vou a todos.

O primeiro a ser visitado é o cume do Morro do Archer, pois é a primeira bifurcação que encontro, e ao sair da trilha principal já inicia uma subida íngreme, porém curta, o visual la de cima não é tão espetacular então não me demora neste cume.

Do Morro do Archer parto para o Bico do Papagaio, a trilha continua bem tranquila e com muitos cliques no decorrer dela, encontro com um lagarto enorme, pena que não deu para fotografar pois ele passou muito rápido por mim, chego em um clareira onde para a esquerda segue para o Cocanha e para a direita Papagaio, pego o caminho da direita e ai sim começa um trecho com emoção, bem íngreme onde preciso usar as mão para conseguir subir. Do cume temos uma vista panorâmica de todo o parque e de alguns cumes. Visual incrível, onde mais uma vez paro para descansar beber água, lanchar e mais uns cliques.

Vista panorâmica do Cume do Bico do Papagaio

Após cerca de 30 minutos no cume do Bico do Papagaio, inicio a descida e ao chegar a clareira que dá para o Cocanha vem a indecisão se parto para a base ou se subo mais esse cume, e claro a opção de subir vence, então parto para o meu último cume do dia. A subida também é um pouco íngreme, mas a parte final que é complicada, pois para estar no cume literalmente temos que subir em uma pedra usando técnicas de escaladas, e já devido ao cansaço não consigo de imediato, até que resolvo estudar o ambiente e descubro que existe uma maneira por trás de subir, meio que fazendo chaminé. Enfim no cume visualizo vários outros cumes: Papagaio, Pico da Tijuca, Pedra do Conde, Pedra Bonita, Pedra da Gávea e Corcovado.

Vista do Cume do Cocanha
Neste cume descanso, não havia ninguém nele, e quase fico sem água, minha garrafa escorrega e se não fosse o galho de uma árvore só teria água no final da trilha. Aprecio o visual e inicio a descida, na volta ainda mais alguns cliques e termino esse dia com a sensação de dever cumprido, valeu muito a pena não ter ficado em casa.