sábado, 14 de janeiro de 2012

Pedra da Gavea - Via Pico dos Quatro

Mas uma aventura se inicia, e se inicia cedo, acordo as 4h30min e preparo os últimos detalhes da mochila e parto rumo ao ponto de encontro para mais uma vez enfrentar a Pedra da Gavea. As 07h12min já estou no Largo da Barra aguardando o pessoal para iniciarmos a subido, cheguei cedo de mais o horário previsto para subirmos era as 08h30min, mas para minha sorte encontro com o Hudson, que fez a Travessia do Caparaó, aguardando um outro grupo para também subir, nisso batmos papo, falamos sobre trilhas, corridas e etc….. e o tempo passa até que as 09h00min iniciamos a subida rumo a Pedra da Gávea.
Vista da Garganta do Céu
Subida muito íngrime, mas já conhecida, mas logo no ínicio da trilha, saímos do caminha tradicional e iniciamos a subida rumo ao Pico dos Quatro. O grupo mantém um ritmo muito bom, somos em 13 pessoas e nenhum “fracoleta” (generalizando, rs), chegamos a Garaganta do Céu onde paramos para tomar um folego, fazer um lanchinho e tirar umas fotos, pois afinal o visual e expetacular.
Após aproximadamente 30min de descanso, iniciamos a subida, ainda mais íngrime, onde é necessário o auxilio de cordas e cabo de aço.

Chegamos a Pedra de São Conrado, onde mais uma vez paramos para descansar e apreciar a bela paisagem,  mas nosso objetivo era chegar a “cabeça” da Pedra da Gávea, então parte do grupo parte para continuar subindo, chegando no nosso terceiro cabo de aço do dia está um belo engarrafamento, muitas pessoas acham que é facil fazer essa trilha aí quando chegam lá e tem que enfrentar a altura e grande esforço físico acabam travando e necessitam de ajuda. Ajudamos algumas pessoas a descer, dissendo onde colocar o pé a mão ou dando apoio físico mesmo. E após longa espera conseguimos chegar ao topo da Pedra. Altas fotos, com efeitos visuais incríveis, a hora passa que nem percebemos……..

Iniciamos a descida pela trilha convencional, e como de costume a Carrasqueira está totalmente interditada, pois é dita como a parte mais dificil da trilha (tenho minhas dúvidas), descemos sem ajuda de cordas, apenas usando as fendas da rocha para apoio dos pés e das mãos. Fizemos a descida em pouco mais de uma hora, isso porque paramos para se resfrecar na cachoeira.
Carrasqueira

Enfim, dia incrivel! E eu desempatei meu combate com a Pedra da Gávea:
Eu:2
Pedra da Gávea:1
Sai ganhando!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário