sábado, 14 de janeiro de 2012

Dedo de Deus – A melhor escalada que já fiz!

Esse dia demorou, mas chegou. Finalmente fiz uma escalada na serra em alta montanha. Fomos ao Dedo de Deus na Serra dos Órgãos.
Não tenho palavras para descrever a sensação e a emoção desse dia que foi longo, mas passou rápido, acho que posso dizer que foi incrível e inesquecível!
Antes de começar a escalar de fato, temos que enfrentar uma longa trilha super íngreme (cerca de 45min) e depois várias subidas em cabo de aço o que já traz um desgaste físico muito grande, principalmente para os braços.
Na base, preparando para subir
Depois de enfrentar tudo isso, chegamos a base e nos preparamos para começar a escalar. Gustavo e Kate vão à frente e eu e Adriano logo em seguida. Fizemos via Maria Cebola, não é difícil, apenas exige umas técnicas que eu nunca fiz antes como chaminés e atolamentos, mas com as dicas que recebi dos guias consegui vencer todos os obstáculos.
A parte mais critica para mim, foi um lance antes de chegar a Maria Cebola, onde existe uma pequena escalada em horizontal (que é o meu maior medo e que me trava por completo), pois quando tirei a primeira costura cai e pendulei, não foi nada sério e nem o pendulo grande, pois esse lance é pequeno, mas devido ao meu medo travei e fiquei parado olhando para o lance e pensando que nunca iria conseguir. Cheguei a chamar o guia falando que não ia sair dali, porém ele me deu o maior apoio, e depois de cerca de 30min reuni forças, não sei de onde saíram, e consegui vencer . Foi uma grande superação.
Após essa tensão toda ainda tinha as chaminés, técnica que nunca fiz e que estava ansioso para ver meu desempenho. Consegui fazer muito bem, até que é fácil, mas muito cansativo, pois exige de todo o seu corpo (pernas, braços, costas, joelhos).
Escada para alcançar o cume


As chaminés foram praticamente o último lance, mas ao acabar a escalada, ainda temos que enfrentar uma escada para chegar ao cume do Dedo de Deus. A vista lá de cima é incrível, vemos vários outros cumes como: Dedo de Nossa Senhora, Escalavrados, Cabeça de Peixe, e os Dedinhos do Dedo de Deus, em quase todos esses cumes tinham pessoas, uma verdadeira invasão na Serra, então rola o clássico grito: Eh Oh! Todos se comunicam de um cume para o outro.
Voltando pra casa
Saímos as 7:20 e chegamos ao cume as 14:30, descansamos um pouco e já temos que descer para que não pegássemos a noite no meio do caminho. Os rapéis foram tranqüilos, alguns em negativo, outros que pendulam um pouco e outros longos. O mais complicado é enfrentar os cabos de aço na descida com a via molhada, vários escorregões, mas faz parte. Fizemos a trilha já no escuro, sem problemas todos tinham lanternas.
Ao chegar ao estacionamento comemos o clássico pastel e partimos rumo ao Rio. Todos felizes da vida e já pensando quando irá rolar a próxima escalada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário