sábado, 14 de janeiro de 2012

Escalada – IV Centenário, Morro da Babilônia.


A escolhida foi a IV Centenário no Morro da Babilônia. O dia estava perfeito, céu claro, sol quente e um ventinho para refrescar batia de vez em quando. Demos entrada na recepção (Eu e o guia Adriano) as 12h30, fizemos uma escalada com calma, curtindo o visual, e em alguns momentos parando para umas fotos, chegamos até a dizer: “Isso não é escalada, isso é um passeio!”. Nossa intenção era fazer duas vias (IV Centenário e As), porém o tempo não nos permitiu, terminamos por volta das 18hs e já estava escuro quando retornamos a base impossibilitando o início de uma nova escalada.

Eu e Adriano

Nesta via percebi a importância de se estudar a rocha, pois em alguns momentos olhava e não via nenhuma agarra, nenhuma saliência em que eu pudesse me apoiar, mas aí parava analisava com calma e milagrosamente as agarras surgiam. Um exercício de concentração também é fundamental, pois saber concentrar a força no momento certo na perna ou no braço certo também faz toda a diferença.


Já no ultimo esticão (fizemos em 4 esticões) houve a necessidade de “desescalar” pois a base final ficava a esquerda da via, então tínhamos que subir até o ultimo grampo da via e andar em diagonal, descendo um pouco, para armar a segurança na base final e rapelar de volta ao início.
Enfim esse sábado foi incrível, uma escalada sensacional, e um pós-escalada no Bar da Urca que dispensa comentários. Que venha Escalavrado na próxima semana (07/08/2011), veremos o que nos aguarda lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário