sábado, 14 de janeiro de 2012

Travessia do Caparaó.

Foi uma experiência incrivel, poder passar 3 dias totalmente voltado para a montanha, superar desafios, enfrentar o frio (chegou a -5°C), mas enfim tudo deu certo, valeu, e valeu muito ter curtido mais essa aventura com a galera TRJ (Trilhas do Rio de Janeiro - www.trilhasdoriodejaneiro.com).













1º dia


Saímos do Rio de Janeiro no dia 22/06/11 por volta das 23hs30min e partimos rumo a MG onde iniciariamos a nossa aventura, após 8 longas horas de viagem chegamos a Caparaó, tomamos um café da manhã superreforçado e em seguida partimos de Jipe até a entrada do Parque, onde todas as cargueiras foram revistadas para conferir se não havia nada impróprio (bebidas, armas, etc….), e após a revista continuamos de jipe até a tronqueira, onde a trilha começa.
Da tronqueira temos que caminhar 3,7km até o primeiro acampamento que está localizado no terreirão, poderiamos ter alugado mulas para levar as cargueiras, mas como verdadeiros trilheiros levamos a mochila nas costas.


Após iniciar os primeiros passos, bate o arrependimento: “Pq nao aluguei a mula” mas já era tarde, temos que continuar a subida íngrime, até chegar no acampamento, sentindo e se adaptando aos efeitos da altitude.
Três horas de caminhada chegamos e montamos acampamento, fazemos nossa refeição, alguns tomam banho (parte mais dificil, pois a água era fria) e dormimos na expectativa de ver gelo na madrugada, mas nessa primeira noite faz “apenas” 1°C o que não é suficiente para gerar gelo.
Mas a noite foi curta pois afinal levantamos as 1h30min para partir rumo ao Pico da Bandeira


2º dia

Pico do Cristal

O segundo dia foi loooooooongo, levantamos as 1h30min e chegamos ao último acampamento as 17h30min aproximadamente. Mas valeu a pena, porque não é qualquer dia que temos a oportunidade de ver o nascer do Sol do 3º Pico mais alto do Brasil. Eram dois os nossos desafios neste dia, Pico da Bandeira e Pico do Cristal.
Chegar ao Pico da Bandeira, podemos dizer, foi fácil, pois todos estavam descansados e o grupo foi em um ritmo moderado, porém tivemos a infelicidade de um dos participantes torcer o pé, um dos momentos tenso deste dia que estava apenas começando. Mas ele foi guerreiro superou os desafios e também conseguiu chegar ao cume.


Chegando ao cume da Bandeira, aguardamos o nascer do sol, em uma noite fria e com um ventinho que congelava, mas derrepente o grande Astro surge no céu dando um grande show. Como a natureza pode nos surpreender a cada dia. Todo o conjunto da natureza estava LINDO!






Após o nascer do Sol continuamos nossa caminhada, paramos em um platô, entre a Bandeira e o Cristal, tomamos café (eu tirei um cochilinho, rs) e aí houve o racha do grupo, somente os caveiras foram ao Cristal.






A subida para o Pico do Cristal é tensa, largamos as cargueiras e fomos leves, em uma escalaminhada, íngrime com pedras enfalsos, mas superamos chegamos ao cume e ver o mar de nuvens a nossa frente foi emocionante. Mas uma tensão nos aguardava ali, um dos participante foi para o lado errado, onde havia um precipicio e por ele estar com fone no ouvido não ouviu a sinalização do guia, não conseguimos chegar a tempo e pensamos que o pior havia acontecido, mas felizmente ele apenas ralou as maos e podemos seguir para o acampamento.



Andamos, andamos, andamos, andamos, andamos………………..andamos, andamos, andamos, andamos……………andamos
E enfim chegamos ao último acampamento e nesta noite vimos gelo, fez -5°C e na manhã seguinte as barracas amanheceram todas congeladas.

Mas uma vez tomar banho foi dificil, mas tivemos que superar mais uma vez o frio…..

3º dia

O último dia foi de turista, visitamos as cachoeiras próximas ao acampamento e quem teve coragem tomou banho (eu não tive toda essa coragem, rs) ao meio-dia partimos e graças a Deus dois Jipes vieram buscar as cargueiras e nós fomos andando (10km).



Para ser sincero alguns participantes conseguiram carona, em numeros tinhamos 34 e apenas 11 participantes fizeram a travessia completa (sem carona e indo ao Pico do Cristal)


Chegando no ônibus fizemos um lanchinho e partimos para almoçar, todos estavam com vontade de comer comida de verdade.
E chegou o fim, agora era só aguardar mais 8hs e estariamos de volta ao Rio de Janeiro….




Nenhum comentário:

Postar um comentário